La Palabra de Dios

Día de la Ascensión de Nuestro Señor

Evangelio según Lucas, 24. 44-53

Luego les dijo:

— Cuando aún estaba con vosotros, ya os advertí que tenía que cumplirse todo lo que está escrito acerca de mí en la ley de Moisés, en los libros de los profetas y en los salmos.

Entonces abrió su mente para que comprendieran el sentido de las Escrituras. Y añadió:

— Estaba escrito que el Mesías tenía que morir y que resucitaría al tercer día; y también que en su nombre se ha de proclamar a todas las naciones, comenzando desde Jerusalén, un mensaje de conversión y de perdón de los pecados. Vosotros sois testigos de todas estas cosas. Mirad, yo voy a enviaros el don prometido por mi Padre. Quedaos aquí, en Jerusalén, hasta que recibáis la fuerza que viene de Dios.

Más tarde, Jesús los llevó fuera de la ciudad, hasta las cercanías de Betania. Allí, levantando las manos, los bendijo. Y, mientras los bendecía, se separó de ellos y fue llevado al cielo. Ellos, después de adorarlo, regresaron a Jerusalén llenos de alegría. Y estaban constantemente en el Templo bendiciendo a Dios.

Cuadro que representa la ascensión del Señor

Evangelho segundo Lucas, 24. 44-53

Então ele disse-lhes:

– Enquanto ainda estava convosco, já vos tinha avisado que tudo o que está escrito sobre mim na lei de Moisés, nos livros dos profetas e nos salmos, deve ser cumprido.

Depois, abriu-lhes a mente para compreenderem o significado das Escrituras. E ele acrescentou:

– Estava escrito que o Messias tinha de morrer e que ressuscitaria ao terceiro dia; e também que em seu nome seria proclamada uma mensagem de conversão e perdão dos pecados a todas as nações, a começar por Jerusalém. Vós sois testemunhas de todas estas coisas. Eis que vos vou enviar o presente prometido pelo meu Pai. Fique aqui em Jerusalém até receber o poder que vem de Deus.

Mais tarde, Jesus conduziu-os para fora da cidade, para as proximidades de Betânia. Ali, levantando as suas mãos, abençoou-os. E enquanto ele os abençoava, separou-se deles e foi levado para o céu. Quando o adoraram, regressaram a Jerusalém cheios de alegria. E estavam constantemente no Templo a abençoar Deus.


Reflexión

Hoy nos ofrece la reflexión de la Palabra el padre Ignacio Belo. La reflexión del video está en portugués. Tras el vídeo se muestra su texto correspondiente, también en portugués, que podéis traducir directamente con el traductor que tenéis en la barra lateral derecha de la página.

La Ascensión de Nuestro Señor

A reflexão que hoje faço é do evangelho de Lucas 24, 44-53. Este texto, são os ultimos dez versiculos do evangelho de são Lucas: as últimas palavras e atitudes de Jesus.

Este texto organiza-se em redor das últimas recomendações do mestre Jesus, aos seus discipulos seguidores. Jesus começa por recordar a importância da escritura: a Lei os Profetas e os Salmos.

Depois, invoca a missão do Messias, que sofre morre e ressuscita; e se apresenta como o que ensina o arrependimento e dá o perdão: ensinando a perdorar. Para terminar essas ultimas recomendações, insiste na necessidade dos discipulos, serem testemunhas da credibilidade da sua vida e missão. Testemunhar tudo o que aprenderam de Jesus, seu Senhor e Mestre.

Jesus sabe que os discipulos ainda não estão totalmente preparados para as tarefas que lhes está a confiar, por isso vai enviar a promessa do Pai, em que todos serão revestido da força do alto, pela ação do Espírito Santo, que os rebustece, engrandece e faz deles os corajosos, capazes de levarem por diante o que deles se espera.

Todos as palavras que escutaram de Jesus, todos os sinais que apreenderam de Jesus, todas as situações em que se envolveram com o Mestre, devem ser agora reproduzidas por eles, para com todos os que as irão presenciar. Os discipulos são garante da continuidade das vivências do Mestre.

Depois, Jesus leva-os até Betânia, abençoa-os e é elevado ao céu e eles prostraram-se diante do sucedido.

Depois começou a vida normal para os discipulos de Jesus e estavam continuamente no templo louvando a Deus.

Parece, que este final acontece muito rápido. Mas, a nós não importa o tempo dos acontecimentos, mas a mensagem que estes episódios nos comunicam.

Recordo, que o evangelho de Lucas, começa no templo, nos dias do Rei Herodes, com Zacarias, que desempenhava funções sacerdotais no Santuário do Senhor. O texto biblico de hoje, fecha o ciclo da vida de Jesus, com os discipulos. Eles vão ao templo, para a oração, agora no final, tal como estava dito no início do evangelho. Reunidos no templo do Senhor para o louvar e crescer na fé e na intimidade com o seu Deus, Mestre e Senhor pela ação do Espírito Santo.

Fiquem bem, neste domingo da Ascensão do Senhor Jesus Cristo e que as benção do nosso bom Deus, fortaleça vossas vidas, enriqueça vossa confiança e faça brotar em cada dia a caridade, que testemunha a vossa fé.


Oración del día

Cristo resucitado,
has elevado nuestra naturaleza humana al trono del cielo:
ayúdanos a buscarte y servirte
para que podamos unirnos a ti al lado del Padre,
donde reinas con el Espíritu en la gloria,
ahora y siempre. Amén

Comparte